Coletivo

Frente de Juventude Revolucionária (Formigas Revolucionárias) de Pentecoste


Funções

Descrição curta

A Frente de Juventude Revolucionária (Formigas Revolucionárias) de Pentecoste uma iniciativa de jovens negros de comunidades periféricas do município no ano de 2018, com o objetivo de reunir juventudes para debater política, pensar a cidade e propor para as juventudes pentecostenses ações e atividades culturais afroreferenciadas, que representem as populações negras e comunidades periféricas, a partir de rodas de conversas, manifestações políticas, saraus, eventos culturais com música, dança, apresentações artísticas diversas e painéis de apresentação de culturas negras que chamam a atenção das juventudes, como reggae e rap. O grupo político-cultural Formigas Revolucionárias é o primeiro coletivo fundado pela iniciativa de jovens negros/as oriundos de comunidades periféricas na cidade de Pentecoste-CE.

E-mail: frentedejuventude@gmail.com

Telefone Público: (85) 9262-3966

Descrição

A Frente de Juventude Revolucionária (Formigas Revolucionárias) de Pentecoste, uma iniciativa de jovens negros/as/es de comunidades periféricas do município no ano de 2018, com o objetivo de reunir juventudes para debater política, pensar a cidade e propor para as juventudes pentecostenses ações e atividades culturais afro-referenciadas, que representem as populações negras e comunidades periféricas, a partir de rodas de conversas, manifestações políticas, saraus, eventos culturais com música, dança, apresentações artísticas diversas e painéis de apresentação de culturas negras que chamam a atenção das juventudes, como reggae e rap. O grupo político-cultural Formigas Revolucionárias é o primeiro coletivo fundado pela iniciativa de jovens negros/as oriundos de comunidades periféricas na cidade de Pentecoste-CE.
Acredito na força e na potência de coletivos de juventudes negras como esse para a promoção do debate sobre políticas públicas de juventudes e para a valorização das produções artístico-culturais da juventude negra da cidade. É a partir desses movimentos que a nossa perspectiva, cosmovisão, arte, saberes e gritos se tornam intervenções sociais no município. E é a partir da cultura que desejamos, desde o início, apresentar quem somos, quais nossas narrativas, nossas histórias, nossas lutas, nossas intervenções, nossas conquistas.
O município de Pentecoste, a partir do nosso coletivo cultural de juventude negra, pela primeira vez está tendo acesso a discussão pública e ampliada sobre as questões que atravessam o povo negro. O coletivo é, sem dúvidas, causador de grande impacto cultural na cidade, que não está acostumada a conviver com coletivos de juventudes negras que estão debatendo publicamente política e promovendo cultura a partir das nossas raízes e ancestralidades. O fato é que a cidade de Pentecoste é toda estruturada por perspectivas que não cabem os sonhos e os corpos dos negros/as/es do município. E é dessa infeliz realidade que surge o nosso coletivo, na busca de construir luta por melhores condições de vida e acessos democráticos para as juventudes negras e comunidades periféricas, a partir da apresentação, adesão e valorização de culturais afrodiaspóricas presentes na cidade, a partir das expressões artísticas das juventudes negras locais. Com isso, a cidade ganhou um coletivo de juventudes que contraria as perspectivas e estatísticas sociais, haja vista que conseguimos organizar e reunir juventudes periféricas e rumar outros caminhos junto a essas juventudes, desvirtuando tantos/as jovens de caminhos sem volta.
A cultura é capaz de transformar vidas! Nossa iniciativa de coletivo cultural negro surge também da percepção de que através da cultura se disputa as juventudes. E se o governo municipal abandona as juventudes e reduz a nada as políticas públicas de juventude, nós por nós fazemos a roda e, denunciando a falta de políticas de juventude e as revindicando, promovemos espaços culturais para que as juventudes percebam que a nossa movimentação cultural e político pode transformar nossas realidades.
Somos um coletivo tecnicamente novo, com apenas 03 anos de atuação e limitados no último ano em função da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o significado simbólico que tem a nossa iniciativa dentro de uma cidade como Pentecoste-CE ultrapassa a importância da idade do coletivo, pois que nossa experiência cultural coletiva tem despertado curiosidade crítica, conhecimento ancestral, resgate de memórias negras, valorização da cultura afro-brasileira local a partir das expressões culturais existentes na cidade.
Nosso município herda a desvalorização, criminalização, marginalização e preconceito ignorante para com as comunidades periféricas e para com a juventude negra da cidade, isso porque desde a Emancipação Política de Pentecoste a cidade é governada por famílias oligárquicas, reproduzindo sempre a mesma lógica de política baseada na manutenção dos privilégios e das desigualdades. O nosso coletivo é uma resposta geracional e racial de que permaneceremos resistindo enquanto povo negro.
O nosso coletivo é pioneiro na luta especificamente antirracista na cidade, o que precisa ser destacado pois hoje, após 03 anos de FJR, já temos mais 2 coletivos na cidade, um político e outro cultural, que são protagonizados e liderados por mulheres e negros/as/es, tendo ambos sido inspirados pela criação e desenvolvimento do nosso coletivo cultural de juventude negra.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Whallison Rodrigues Gomes

Produtor cultural! Produtor cultural de audiovisual. Amante das artes literárias. Ex-Diretor de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE-CE). Produtor cultural de mim mesmo e como prestação de serviços, a serviço das artes. Escritor, Poeta e cordelista. Artista de rua, militante negro e bissexual, graffite. Careta de Reisado, herança cultural geracional de meu avô (in memoriam). Bacharel em Humanidades. Pesquisador de juventudes negras e suas nuances. Dedicado a produção de expressões de arte e cultural popular local na cidade de Pentecoste/CE. Atuo desde os 11 anos em minha cidade, Pentecoste-Ce!

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem