Coletivo

Prefeitura Municipal de Canindé

Área de Atuação

Outros

Funções

Descrição curta

PREFEITURA DE CANINDÉ

Telefone Público: (85) 3343-2400

Endereço: Largo Xavier de Medeiros, S/N, Paço Municipal, Imaculada Conceição, 62700-00, Canindé, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62700-00

Logradouro: Largo Xavier de Medeiros

Número: S/N

Complemento: Paço Municipal

Bairro: Imaculada Conceição

Descrição

A história da cidade de Canindé está entrelaçada a devoção a São Francisco das Chagas. Ainda em 1758 houve missões dos terciários franciscanos nesses sertões. Há registros de que, em 1764, o lugar já era habitado e dividido em latifúndios, onde eram exploradas a criação de gado e a lavoura. No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais.

O terreno onde a capela já estava sendo erguida era situado em terras não demarcadas, porém, teve posse reivindicada por três irmãos fazendeiros, tendo de ser interditada por ordem judicial. Além disso, a seca dos três sete, referente ao ano de 1777, também foi razão para a interrupção das obras até 1793.

Localizado em pleno Sertão Central, a cidade de Canindé abriga o “Santuário de São Francisco das Chagas”, considerado hoje o segundo Santuário Franciscano do mundo, depois de Assis na Itália (local de origem), e o maior das Américas. Quem poderia imaginar ainda por volta de 1758 quando os frades franciscanos e terciários franciscanos (da Terceira Ordem) fizeram nestes sertões as Santas Missões franciscanas e que mais tarde o local viria ser um grande centro de fé e devoção a São Francisco das Chagas.

Muitos fatos contribuíram para essa presença de tantos peregrinos na cidade e Santuário, entres eles a identificação com o próprio São Francisco das Chagas, o santo pobre, chagado, humilde, fraterno e amante da natureza. Que recebe a todos os irmãos e irmãs, e os acorre em intercessão junto ao Pai do céu. É isso que seus devotos procuram neste espaço sagrado, ter esse contato com o santo. E essa fé faz com que o Santo das Santas Chagas esteja tão presente em nossos corações.

O Santuário de Canindé é dotado de uma grande história de fé e devoção a São Francisco, foi nesse contexto que o Santuário passou por várias transformações no intuito de se adaptar as necessidades da evangelização, desde a construção da primeira capela até a sua reforma e mudança em sua estrutura quase que completa originando essa atual arquitetura, o Novo Santuário. Para entendermos um pouco essa história vamos acompanhar alguns pontos importantes.

No Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé as romarias chegam aos milhares: a pé, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau-de-arara, a cavalo e tantas outras. Algumas ganham grande destaque, pela organização e quantidade de fiéis, como são o caso das romarias: Moto-romaria de Fortaleza com aproximadamente 30 mil motoqueiros (uma das maiores do mundo); a de Codó do Maranhão com 15 carretas (cerca de dois mil fiéis) e a romaria COT de Fortaleza (com aproximadamente 450 pessoas vindos a pé).
Atualmente a Festa de São Francisco de Canindé é um dos mais importantes eventos do calendário religioso nordestino, é do calendário estadual. Realiza-se na Praça do Romeiro, um gigantesco anfiteatro ao ar livre, com capacidade para abrigar aproximadamente 110 mil pessoas, concluída e inaugurada em 1999.

A mística franciscana envolve a cidade e o Santuário e milhares de devotos vem a essa região onde também preferiu situar-se São Francisco de Assis ou das Chagas, para que assim seu irmãos, devotos pudessem ter um contato mais próximo com Deus, por intercessão do santo amado e assim agradecer, pagar promessas e fazer novos pedidos. Muitos acreditam na presença viva de São Francisco, de fato ele está vivo no coração de cada devoto que acredita no santo simples, pobre e humilde, chagado pelas Santas Chagas de Cristo. É assim que se identificam os devotos de São Francisco.

Seu órgão gestor de cultura é a Fundação de Esportes, Cultura e Patrimônio que administra dois importantes equipamentos: a Biblioteca Cruz Filho e a Praça dos Mestres (um centro cultura que homenageia os mestres da cultura tradicional popular do município).

Canindé tem cinco mestres da cultura tradicional popular reconhecidos pelo estado do Ceará: Mestra Dina (vaqueira), Mestre Getúlio (sineiro), Mestra Odete (plantas medicinais), Mestre Bibi (santeiro) e Família Ramos (reisado de caretas).

A Basílica de São Francisco foi tombada em 2010, pelo Conselho Estadual de Patrimônio por seu valor simbólico para o homem nordestino.

Seus principais eventos turísticos-culturais são a coroação de nossa senhora, a missa dos vaqueiros, a festa de São Francisco e o ciclo natalino (com reisados, lapinhas vivas e pastoris)

Fonte: Santuáruio de Canindé e www.caninde.ce.gov.br

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem