
Individual
Cleber Domingos Cunha da Silva
Dados Pessoais
E-mail Público: cleber_d@yahoo.com
Telefone Público: (85) 33660-8274
Descrição
Escritor, Professor Adjunto I, Nível C, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1989-1992), residência em Informação sobre Medicamentos na áreas materno-infantil pelo Instituto Mario Negri de Milão (1993-1994) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (1997-1999). Concluiu o Doutorado em Educação Brasileira junto a UFC em Outubro de 2010 e atua nos seguintes campos: epidemiologia e filosofia da educação, assistência farmacêutica, bioética, farmacoepidemioloia e saúde pública. Como docente é responsável pelas seguintes disciplinas: Integração à Prática Farmacêutica I, Informação sobre Medicamentos, Monografia I e Farmácia e Bioética. Dedica-se a estudar a questão da medicalização da sociedade sob a perspectiva dos seguintes filósofos: Nietzsche e Michel Foucault. Foi membro do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM), Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, de Agosto de 1991 a Novembro de 2018. É membro do Grupo de Pesquisa Melhores Medicamentos para Crianças (MeMeCri/UFC-CNPq) e no presente momento Coordena o Grupo de Estudos Avançados em Biopolítica e Aprendizagem (GEABA/UFC-CNPq), dedica-se a investigação da medicamentalização da criança, especificamente no que se refere aos transtornos relacionados ao aprendizagem.Escrever é um ato político, um modo de nos transformarmos tendo como fim a afirmação da pluralidade dos modos de existir. Tendo em vista a perspectiva dos devires possíveis, elegi os aforismos e poemas como formatos pelos quais pretendo fazer escoar a subjetividade.
Mas, escrever é também depurar-se, é como livrar-se de uma concha, de uma carcaça que já não suporta um corpo que precisa movimentar-se, agenciar-se a outras modalidades de viver. É para este propósito que escrevo. Portanto, não esperem aqui encontrar conselhos ou diretrizes, mas erupções.
Nasci em Fortaleza, capital cearense, em abril de 1970. Eram momentos difíceis aqueles. Meu pai, vendedor ambulante diariamente me dizia: "o que posso deixar para vocês é o estudo". Cresci junto às portas da Universidade Federal do Ceará. Frequentemente eu e alguns outros meninos passeávamos por dentro do Campus do Pici. A Universidade era uma espécie de templo sagrado e estudar ali era algo impensável para um garoto de 7 anos. Mas quis o Destino que eu me encontrasse com os livros e um certo dia, à tardinha, me vi diante de um "monte" de livros jogados ao lixo, lá mesmo, dentro da Universidade. Fui dar uma olhada e remexi tudo aquilo. Abri quase todos e nada compreendia do que estava escrito. Nem sequer ousei levar para casa, porém, a imagem de um discurso incompreensível me chamou a atenção. Eu descobri o livro no lixo dentro de uma Universidade. O que me restara era a tarefa de começar a ler, e a ler quase tudo. Os livros podem transformar a vida das pessoas.
Em 1989 ingressei na mesma Universidade, aquela cujas portas encontravam-se voltadas para minha casa. Em 1992 graduei-me em Farmácia. O primeiro menino de uma geração que crescera numa favela ao redor da Universidade, graduou-se em Farmácia. A Universidade, e graças aos livros, cumprira sua missão. Em 2013, tornei-me docente desta. E o desafio é escrever. Escrever para transformar-se. É pois, com o objetivo de compartilha experimentações que elaborei o presente site, cujas seções são: poesias e aforismos, onde encontra-se a escrita elaborada a partir da experiência dos signos e significados diários; tópicos de leitura, minha crítica à literatura; vídeos, onde disponibilizo curtas e longas produções cinematográficas ou elaborações próprias que retratem elementos que nos auxiliem na problematização do quotidiano; entrevistas, onde exponho a perspectiva de alguns pensadores e, livros do autor, onde divulgo trabalhos escritos já concluídos e disponibilizados à venda. Maiores informações poderão ser obtidas por meio eletrônico. Minha gratidão aos que visitam e visitarão este lugar.
Galeria
