Funções

Descrição curta

Produtor cultural! Produtor cultural de audiovisual. Amante das artes literárias. Ex-Diretor de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE-CE). Produtor cultural de mim mesmo e como prestação de serviços, a serviço das artes. Escritor, Poeta e cordelista. Artista de rua, militante negro e bissexual, graffite. Careta de Reisado, herança cultural geracional de meu avô (in memoriam). Bacharel em Humanidades. Pesquisador de juventudes negras e suas nuances. Dedicado a produção de expressões de arte e cultural popular local na cidade de Pentecoste/CE. Atuo desde os 11 anos em minha cidade, Pentecoste-Ce!

Dados Pessoais

E-mail Público: whallisonrodrigues45@gmail.com

Telefone Público: (85) 9195-7022

Descrição

Produtor cultural! Produtor cultural de audiovisual. Amante das artes literárias. Ex-Diretor de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE-CE). Produtor cultural de mim mesmo e como prestação de serviços, a serviço das artes. Escritor, Poeta e cordelista. Artista de rua, militante negro e bissexual, graffite. Careta de Reisado, herança cultural geracional de meu avô (in memoriam). Bacharel em Humanidades. Pesquisador de juventudes negras e suas nuances. Dedicado a produção de expressões de arte e cultural popular local na cidade de Pentecoste/CE. Atuo desde os 11 anos em minha cidade, Pentecoste-Ce!

Sou poeta! Comecei escrevendo cordel, grande paixão da minha vida, e hoje, além dos cordéis, me dedico diariamente a escrita da poesia, de ensaios, críticas e prosas-poéticas e à produção cultural. Sou neto de careta de Reisado e sou careta de reisado do Projeto Reisado do Teixeira, além de produtor e idealizador do mesmo, juntamente com a produtora e poetisa Nega. Após a morte de meu avô, Teixeira, herdei dele essa herança cultural, que com o tempo precisamos parar, por muitos motivos de sobrevivência e ter que seguir outros caminhos, mas que retomamos as atividades a partir de um resgate histórico de memória e tradição, fomentados pela Lei Paulo Gustavo, em 2024 e hoje permanecemos com o Projeto do Reisado vivo e atuante, tendo até sede para Museu de visitação aberta. Escrevo crônicas, contos e muitos gêneros textuais, todavia a fonte de toda minha escrita é a poesia e é à ela, pela Literatura de Cordel e pelas outras formas de expressão da poesia, que mais me dedico! Sou formado Bacharel em Humanidades na UNILAB. Sou pesquisador de juventudes negras e suas relações com política, cultura, raça, gênero, classe e sexualidade. Participei do Encontro Cultural de Negras e Negros da UNE (ENUNE) em 2019, em Niterói/Rio de Janeiro, e da Bienal da UNE em 2023, que é o MAIOR FESTIVAL DE CULTURAS DA AMÉRICA LATINA, na Lapa/Rio de Janeiro.
Fui membro-representante da Frente de Juventude Revolucionária (Formigas Revolucionárias) de Pentecoste, uma iniciativa de jovens negros/as/es de comunidades periféricas do município no ano de 2018, com o objetivo de reunir juventudes para debater política, pensar a cidade e propor para as juventudes pentecostenses ações e atividades culturais afro-referenciadas, que representem as populações negras e comunidades periféricas, a partir de rodas de conversas, manifestações políticas, saraus, eventos culturais com música, dança, apresentações artísticas diversas e painéis de apresentação de culturas negras que chamam a atenção das juventudes, como reggae e rap. O grupo político-cultural Formigas Revolucionárias foi o primeiro coletivo fundado pela iniciativa de jovens negros/as oriundos de comunidades periféricas na cidade de Pentecoste-CE. Atualmente o grupo está desativado, pois todos nós jovens que construímos o movimento tivemos que seguir outros caminhos.
Acredito na força e na potência de coletivos de juventudes negras como esse para a promoção do debate sobre políticas públicas de juventudes e para a valorização das produções artístico-culturais da juventude negra da cidade. É a partir desses movimentos que a nossa perspectiva, cosmovisão, arte, saberes e gritos se tornam intervenções sociais no município. E é a partir da cultura que desejamos, desde o início, apresentar quem somos, quais nossas narrativas, nossas histórias, nossas lutas, nossas intervenções, nossas conquistas. Desejo que esse e muitos outros grupos possam surgir em nosso município.
A cultura é capaz de transformar vidas e ela transformou a minha. Escrevi meu primeiro cordel aos 11 anos, sobre o tema "Combate a Exploração do Trabalho Infantil", o que me levou a ganhar entre os 3 primeiros colocados no Prêmio Estadual PETECA, ultrapassando inclusive a capital, sendo o município e eu premiados na ocasião, em 2011. Através da cultura me tornei quem sou hoje, encontrei caminhos alternativos, me formei e hoje volto a minha cidade para nela e com ela contribuir, seja através do ensino (minha formação), seja através da cultura (minha vocação).
De lá para cá, tenho dedicado minha vida a produção cultural, seja promovendo eventos, seja produzindo cordéis e outras expressões, principalmente dentro da nossa cidade de Pentecoste e, sobretudo, com o público-alvo infanto-juvenil e de todas as idades. Já fui, por anos, membro do Conselho Municipal de Cultura, fui convidado de honra, participante e delegado da Conferência Municipal de Cultura, assim como também participei como delegado na fase Municipal e Estadual das Conferências de Juventude e Meio Ambiente (CNIJMA). Sou um dos autores do célebre livro "Histórias e Lendas de Pentecoste", obra financiada pelo poder público municipal, que me incumbiu a honra de apresentar o lançamento do livro na Bienal do Livro em Fortaleza e igualmente no lançamento municipal, realizado em Praça Pública em Pentecoste. Representei Pentecoste na Conferência Municipal e Estadual de Cultura de 2023, debatendo a cultura do Estado, Como líder do movimento estudantil estadual, atuei sobretudo na promoção de políticas culturais, tendo sido Diretor de Cultura da maior entidade de representação estudantil do Estado do Ceará, a UEE-CE Livre.

Tendo a minha vida sido dedicada a cultura, a partir da minha inserção nos movimentos sociais, movimentos de cultura e movimento estudantil, conquistei o espaço de Diretor de Cultura da União Estadual dos Estudantes Livres do Ceará (UEE-CE), que me possibilitou gerir políticas de culturas por todo o Estado do Ceará, sobretudo a partir das Universidades presentes nas cidades do nosso território.
Contribuí historicamente com as cavalgadas e missas do vaqueiro na minha região, entoando aboios e sempre referenciando a importância do resgate histórico das tradições culturais sertanejas, da qual também sou oriundo. Enfim, tenho minha vida dedicada a cultura nas suas mais diversas expressões.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem