
Individual
Nilson de Oliveira Matos
Dados Pessoais
E-mail Público: nilsonomatos@gmail.com
Endereço: Rua Dr. Manoel Macedo, 297 A , Seminário, 63100-000, Crato, CE
Estado: CE
Município:
CEP: 63113-540
Logradouro: Rua Doutor Manuel Macêdo
Número: 297
Complemento: A
Bairro: Seminário
Descrição
NILSON MATOS D.R.T N° 1462/ CETrabalha com Teatro desde 2008, através da coordenação de projetos culturais, educativos e artísticos nas seguintes instituições de Crato e Juazeiro do Norte-CE: Casa Ninho, Grupo Armadilhas Cênicas, Grupo Ninho de Teatro, Companhia Engenharia Cênica, Coletivo Atuantes em Cena. Professor Temporário SEDUC-CE e Centro de Apoio Psicossocial-CAPS II.
FORMAÇÃO:
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri –URCA (2004);
Licenciado em Teatro pela Universidade Regional do Cariri –URCA (2016);
Pesquisador do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/URCA (2011 a 2013) com o projeto de pesquisa A HISTÓRIA DO TEATRO DE CRATO: Do Século XIX à Primeira Metade do Século XX;
Bolsista Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/URCA, 2013-2015, na escola EEFM Dona Maria Amélia Bezerra, com foco na pesquisa da dramaturgia caririense.
ATUALMENTE:
Membro do Grupo Coletivo Atuantes em Cena, grupo teatral com sede na cidade de Crato-CE, onde desempenha as funções de coordenador de projetos culturais dramaturgo e ator;
Membro gestor do espaço cênico Casa Ninho em Crato-CE.
Professor de geografia SEDUC-CE
CURSOS/TREINAMENTOS:
Pesquisador do projeto Caldeirão de Água no Deserto: Realidades ou Utopias, do Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes, ligada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC, com a tutoria do palhaço Ésio Magalhães (2017);
Pesquisador proponente do projeto O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade, do Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes, ligada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC, com a tutoria da prof.ª Mônica Montenegro (2015);
Vivência com a Grande CIA. De Mistérios e Novidades, construção do Auto da Mãe do Belo Amor (2015);
Curso de Experimentação em Teatro de Rua- SECULT, Crato (2013);
Curso Avançado de Teatro- URCA Proex, módulos: Dramaturgia e Formas Acrobáticas (2010);
Curso de Artes Cênicas –CCBNB-Cariri (2009);
Curso Básico de Teatro – Sociedade de Cultura Artística do Crato –SCAC (2008);
Oficinas diversas promovidas por instituições culturais do Cariri cearense.
EXPERIÊNCIAS COMO ATOR:
Existe sempre alguma coisa ausente- Coletivo Atuantes em Cena; Direção Edceu Barbosa
Depois da bonança vem.... (2018) – Resultado do Porto Iracema das Artes.
R/evolution- (diretor e dramaturgo) – Coletivo Atuantes em cena.
O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade (2015) - Grupo Coletivo Atuantes em Cena;
Auto da Mãe do Belo Amor (2015) – SECULT-Crato;
(IR)Remadiável (2014) - Direção Gleison Amorim;
O Evanescente Caminho (2013) - Cia Engenharia Cênica/Lacrice, URCA;
Cara de Fogo (2012) - Direção Luiz Renato;
Salomé (2011) - Direção Márcio Rodrigues;
Charivari (2009) - Grupo Ninho de Teatro;
Armadilhas (2009) – Grupo Armadilhas Cênicas.
Experimentos universitários: Nudez (2010) / Isto é o Que Importa (2010) / Fique aqui Comigo (2011) / Segunda Pele (2011), Cara de Fogo (2012)/ . Ainda na Universidade dirigi, Barrela (2013)/ Paternal (2014).
EXPERIÊNCIAS COMO DRAMATURGO:
• Textos encenados:
R/evolution (2017) - Coletivo Atuantes em Cena
A Peleja dos Bufões pela Estrada do Popular (2012). Direção João Dantas.
Paternal (2014). Direção Nilson Matos;
• Produção textual.
Bichos Brasileiros (2017)
A Grande Revolta dos Sem-Cu contra o Reino dos Cafuçú (2015)
Paternal (2014)
A Divina comédia- inferno (2013)
Outro Dia (2010)
A Vizinhança (2009)
Produção de esquetes no CAPS III- Crato: O Nascimento de Alexandre. O Casamento da Princesa. Rádio Novela Ferira da Paixão.
Vídeos
-
O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade
-
O Evanescente Caminho
-
Cara de Fogo
-
O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade
Galeria
